A história da família funde-se com a história da terra, dos costumes da agricultura de subsistência e criação de gado ovino praticados nesta zona do Alentejo.
Agricultores que com a alma e o coração desta terra tiraram o seu pão que ao longo das gerações passaram a sua sabedoria á próxima geração incutindo um profundo respeito pela terra Mãe e pelo saber de a trabalhar para dela receber.
A propriedade Courelas do Outeiro está na família há mais de 100 anos, nos quais sofreu algumas divisões e emparcelamentos e o atual proprietário pertencente á 5ª geração, tem como um dos seus objetivos adquirir e agregar as parcelas outrora divididas, seguindo o trabalho desenvolvido pelo seu avô, sua maior referência e inspiração.
Ao longo das gerações foram sendo criadas várias valências dentro das Courelas do Outeiro com o intuito da diversificação do agronegócio como as culturas de cereais em sequeiro – trigo, aveia e cevada, uma área de olival tradicional, uma área reservada a vinha, cujas uvas produzidas eram trabalhadas na adega centenária da família na localidade de Vendinha, aldeia que dista 4 Km da propriedade, sendo o vinho posteriormente comercializado, processo este que durou do trisavô até ao avô do atual proprietário. Com o seu pai e com o seu gosto pelo gado ovino desde tenra idade, iniciou-se uma história que se pretende bonita e de referência na criação de ovinos de raças autóctones - merina.