Existem dois pilares base como linhas orientadoras para todas as práticas desenvolvidas nas Courelas do Outeiro, o respeito pela Natureza e o bem-estar animal.
A sustentabilidade ambiental, a gestão criteriosa de recursos naturais como a água, e a ação do Homem reduzida ao essencial, pratica-se uma agricultura em modo biológico, sustentável e extensiva onde se promove a criação e o bem-estar animal das raças autóctones de ovinos em perfeita harmonia com a envolvente natural.
De forma a firmar compromisso e assegurar a preservação da herdade que é dotada de uma beleza natural e paisagística de grande atratividade, toda a propriedade foi convertida ao modo de produção biológica, em dezembro 2022.
A nível do bem-estar animal que é outro dos pilares que orientam e movem com paixão o dia-a-dia nas Courelas do Outeiro, são o desenvolvimento constante de processos de maneio e condições para os nossos ovinos.
Encontra-se em curso neste momento um projeto aprovado e apoiado pelo Estado português através do PDR2020 que visa o melhoramento e construção de novas e adequadas instalações, garantindo condições de excelência para a promoção do bem-estar animal.